Você já participou de um clube do livro?

25 de março de 2021

Oi, tudo bem?

Você provavelmente já ouviu falar em clubes, um grupo de pessoas com gostos em comum que se reúnem para debater sobre determinado assunto (ou simplesmente para levar alguns socos, mas isso não vem ao caso). 

Uma das várias possíveis categorias é a literária, o famoso Clube do Livro.

Geralmente, um clube do livro funciona da seguinte maneira, mensalmente os membros indicam um livro de sua preferência e a partir dessas indicações, ocorre uma votação onde o mais votado é elegido como o  livro do mês. Após todos adquirirem o livro e concluírem a leitura, há um debate para expor as opiniões, todo o processo dura 30 dias e ao final do prazo o ciclo se reinicia.

Bem legal né?


Agora falando um pouco sobre a minha experiência. Eu estou em um grupo do livro chamado Cidadela desde novembro do ano passado. Aceitei participar após alguns convites de um amigo que também faz parte. Nós somos em 5, um número pequeno, mas vocês sabem o quanto o hábito de leitura é desvalorizado no nosso país, por isso, é bem difícil encontrar alguém que queira fazer parte. Além disso, nem todo mundo consegue ou está disposto a gastar dinheiro periodicamente com livros, inclusive, esse foi um dos motivos de eu não ter aceitado o convite antes.

E então você me pergunta: "Tá Milena, o intuito do clube do livro é te fazer ler um livro por mês que talvez você nem goste. Por que simplesmente não comprar o que você realmente quer  ler?

Aí é que tá! Você alguma vez já terminou um livro, bom ou ruim e desejou fortemente conversar com uma pessoa sobre todos os seus acontecimentos? 

Então, é isso que o clube te proporciona, a interação social. E ainda te dá a oportunidade realizar dinâmicas (no meu grupo, recentemente fizemos um amigo secreto virtual), de descobrir novas histórias, ler algo que você em outra circunstância jamais leria e gostar, ou odiar e apenas confirmar o seu pensamento anterior. 
Enfim, participar de um clube do livro é abrir um leque de novas possibilidades e experiências.

E aí? Consegui te convencer? Que tal aproveitar esse período tão difícil de isolamento social, chamar seus amigos e criar um grupo literário ou sobre qualquer outro tema virtualmente?

Para concluir, me conta aqui nos comentários se você já conhecia, faz parte ou tem vontade de participar de um clube do livro.

Até a próxima!

8 comentários:

  1. Olá,
    Eu adoro clube do livro. Já participei de vários, virtualmente e fisicamente. Me marcaram muito, me mudaram como leitora, abriram minha mente e me tiraram da zona de conforto. E o melhor, me trouxe amigos.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha tido uma experiência tão positiva ao participar de um clube.

      Excluir
  2. Estou criando o hábito de participar de clubes, no início desse ano participei de uma leitura coletiva e amei a experiência, então entrei em mais alguns projetos para ler em conjunto e estou amando muito debater os livros e ouvir outras visões para a mesma história!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca participei de um clube do livro, mais gostaria muito de ter essa experiência algum dia.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha essa oportunidade. Realmente vale muito a pena!

      Excluir
  4. Nunca participei de uma clube do livro, mas sempre recomendo um livro que eu gosto pra uma amiga só pra depois conversar sobre ele! kkkkkk
    xoxo
    Iza
    https://meninaforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir